Expansão da Consciência

Vamos de Coaching?

Olá hoje vamos falar sobre o Coaching, um processo de planejamento que muitas pessoas e empresas estão utilizando e vêm proporcionando excelentes resultados.

LEXINGTON, KY–(Marketwire – July 6, 2009) – A primeira pesquisa mundial de clientes de coaching revela que a ajuda de coaching gera um retorno sólido do investimento para os clientes e cria mudanças positivas nas metas do cliente individual e de empresas.

As empresas que usam ou usaram coaching profissional por motivos comerciais tiveram um retorno médio sobre o investimento sete vezes maior, de acordo com o Relatório Final do Estudo de Cliente Global de Coaching da International Coach Federation (ICF – Federação Internacional de Coach). Os clientes individuais relataram um retorno médio de 3,44 sobre o investimento.

 

Então vamos entender esse Universo do Coaching?

O que é Coaching?

Um processo de planejamento que cria um contexto para que os resultados ocorram, uma parceria entre coach e coachee que é focada na realização de objetivos pessoais e profissionais.  Esse processo auxilia o cliente (coachee) a utilizar todo o seu potencial de realização para fazer com que os objetivos sejam realizados e as limitações ultrapassadas.

Coach é o profissional que conduz o processo equipando o cliente (coachee) com ferramentas, conhecimento e oportunidades para expandir e, principalmente, agir em direção a seus objetivos.

Coaching não é terapia, aconselhamento, consultoria ou mentoring; é uma abordagem pragmática focada na realização de um ou mais objetivos específicos, que utiliza o tempo de forma efetiva e chega a uma solução e a um resultado de maneira mais orientada e ágil.

Investir em coaching é caminhar de forma rápida e eficiente rumo à realização e ao sucesso.

Todos têm a capacidade de chegar aonde deseja, mas são poucos os capazes de usufruir de todo esse potencial. Pensamentos limitantes, baixa autoestima e medo são alguns dos obstáculos que nós mesmos colocamos quando nos vemos diante de desafios. O coach atuará ao seu lado, mostrando ferramentas e dando orientações para que você seja capaz de enfrentar e superar todos eles.

No término do processo, você se tornará uma pessoa mais bem preparada para enfrentar o mundo à sua volta.

O processo de coaching cria um poderosíssimo ajuste de habilidades que nos permite entrar em ação para realizar nossos sonhos. É importante compreender que um coach contribui para que seu cliente assuma responsabilidade pelos resultados, foca no desenvolvimento dos estados emocionais, desenvolve a autoconfiança, desperta o poder interior, amplia as opções de decisão, elimina bloqueios e proporciona autoreabilitação e felicidade.

Jay Conrad Levinson (Guerilla Marketing), no artigo “O incrível crescimento do Coaching”, menciona que “todo campeão do mundo tem um coach”. Não é segredo que atletas profissionais, atores de cinema, gerentes de negócios, CEOs e líderes políticos mundiais usam coaches pessoais para providenciar apoio, superar limitações e assistir a sua eliminação. Um dos exemplos mais famosos é do jogador de tênis Andre Agassi que teve um famoso coach, Anthony Robbins.

 

PRINCÍPIOS DO COACHING

FOCO NO FUTURO

Uma conversa sobre presente e futuro e não sobre passado. O foco é sempre nas metas e nos resultados a serem atingidos.

AÇÃO

Sem ação, os resultados não ocorrem. Ação fornece oportunidade de novas experiências, novas soluções, aprendizagem e conscientização da mudança.

MUDANÇA

Sempre associado ao desenvolvimento de pessoas por meio de mudanças na vida pessoal e profissional.

RESULTADOS

Sempre associado a algum tipo de resultado, seja financeiro, pessoal, físico ou emocional.

O que você ganha com um processo de Coaching?

Encontro de uma fonte de motivação e propósito;

Autoconhecimento, identificação e alinhamento de seus valores com objetivos na vida pessoal e profissional.

Aumento da auto estima que gera maior segurança na tomada de decisões.

Aumento de produtividade e performance.

Analise de cenários e contextos, com o planejamento de estratégias e ações para atingir  metas e obter melhores resultados.

Descoberta de talentos e potencialidades e estratégias para alavancá-los.

Descoberta de potenciais conflitos, bloqueios e limitações e estratégias para ultrapassá-los.

Desenvolvimento de habilidades, novas competências e adaptação a mudanças.

Melhoria nos relacionamentos interpessoais.

A quem se destina?

A todas as pessoas que possuem objetivos profissionais e pessoais e não conseguem realizá-los, deixam sonhos e objetivos engavetados por causa de baixa autoestima, inseguranças, medos e bloqueios que não conseguem ultrapassar sozinhos.

Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, fez uma pequena afirmação que possui um profundo significado: “O planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes.”

Vamos começar um planejamento para melhores resultados?

Até a próxima, nos vemos do outro lado.  

Ariovaldo Ribeiro

Anterior Próximo

Você pode gostar também

Seja o primeiro a Comentar

Comente