Autoconhecimento

Lição #1 de 7: Descubra os 05 maiores entraves que impedem as pessoas de viverem com Autoconfiança e Abundância.

Olá

Fico feliz e honrado em ter você aqui no blog.

Nesta série em 07 capítulos quero te falar, dos 05 maiores “Inimigos do Crescimento” que impedem as pessoas de serem totalmente realizadas em suas vidas.  

Você não vai encontrar aqui um livro de dicas, motivação ou fórmulas mágicas.

Essa reflexão é fruto de uma análise profunda, baseado em estudos na área da Psicologia Positiva e da Programação Neurolinguística e do acompanhamento de Mentor e Coach lidando com os mais diferentes profissionais.

Muitos especialistas apontam que o primeiro grande inimigo para uma vida mais realizada seja o medo.

Entretanto, já quero deixar claro que o medo em si é apenas parte do problema. Então, no lugar de falar de medo, quero enfocar nas raízes mais profundas de onde se originam os inimigos.

Com mais de vinte e cinco anos de experiências, trabalhando diretamente com desenvolvimento de pessoas, somados aos mais de trezentos clientes do programa Potencialize, e centenas de atendimentos individuais identifiquei um padrão recorrente à grande maioria das pessoas.

Eles serviram como alavanca principal para o desenvolvimento de uma nova modalidade de treinamento que é a Jornada da Autoconfiança – 08 Semanas que valem por um ano de Coaching na sua Vida. 

Trata-se de um programa, pois acredito que as pessoas não mudam em um evento, mas sim em um processo, respeitando certos níveis hierárquicos da mudança. Uma abordagem mais moderna que oferece uma visão holística do ser humano. Onde você não irá ouvir que você precisa se desenvolver, e sim apreender como se desenvolver. Afinal você possui todos os recursos. Basta despertá-los.

Então, vamos ao primeiro inimigo, que vem do que mais escutei: “não tenho tempo”.  O TEMPO parece ser o grande entrave da satisfação e do sucesso da maioria das pessoas. Acontece que quando alguém afirma não ter tempo, muito provavelmente essa pessoa também protela muito.

Podemos dizer, então, que o segundo inimigo é a PROTELAÇÃO.  Quando as pessoas precisam realizar algo e não o fazem, são consumidas por uma energia envolta a uma sensação de frustração que chega a paralisá-las.  A grande verdade é que por traz de toda protelação existe uma crença negativa.

Dai brota o terceiro inimigo, às crenças negativas, chamadas de CRENÇAS LIMITANTES. Talvez você não perceba, ou não se dê conta, mas o que você acredita sobre você que te trava, pode lhe trazer grandes complicações na vida pessoal, nos seus relacionamentos e também na sua vida profissional.  Mas, de onde veio mesmo essa crença?

O quarto inimigo  se refere a MÁGOAS e RESSENTIMENTOS que não foram devidamente cicatrizados. O que acontece quando você faz uma grande faxina na sua casa, mas naquele último instante, você resolve jogar a pequena poeira embaixo do tapete? O fato de você não vê-la e ninguém saber que ela está embaixo do tapete, não anula a sua existência.

O Perdão na vida adulta pode ser um grande bálsamo capaz de livrar muitas pessoas de diversos infortúnios, originados em mágoas e ressentimentos passados ou atuais.

Agora, a grande verdade é que se tudo isso foi possível acontecer é bem provável que seus padrões de medidas, o modo como você se relaciona com o mundo pode não ser dos melhores e aqui chegamos ao quinto inimigo: Seus PADRÕES DE MEDIDAS.

Pois, outra verdade é que se você não está no controle, outra pessoa está. Se você não tem uma agenda, não administra seu tempo, alguém está fazendo isso por você.

Agora, se for alguém que realmente entende as suas necessidades, ótimo!

Parabéns! Mas, se a sua vida está sendo administrada por um “amigo oculto” movido por um desses inimigos, muito provavelmente uma grande névoa de frustrações e descontentamentos rondam a sua vida.

Pense nisso…,

Nas próximas lições vamos mergulhar mais profundo neste universo.

Te espero no próximo post.

Até lá!

Ariovaldo Ribeiro

Mentor e Coach na Jornada da Autoconfiança – 08 Semanas que Valem por um Ano de Coaching na sua Vida.

Anterior Próximo

Você pode gostar também

Seja o primeiro a Comentar

Comente