fbpx
Autoconhecimento

Lição #3 de 7: Descubra os 05 maiores entraves que impedem as pessoas de viverem com Autoconfiança e Abundância.

Você é aquela pessoa que diz “ não tenho tempo? ”

 

Não consegue administrar sua agenda? Não tem uma agenda? Perde dinheiro e oportunidades por não administrar seu tempo?

 

Geralmente por trás da afirmação “não tenho tempo”, encontramos uma série de justificativas que são aceitáveis do ponto de vista racional, mas ao longo do tempo essa afirmação passa a ser totalmente irracional. Todos têm tempo, ele é o recurso mais democrático que existe, pois todos nós temos a mesma quantidade, 24 horas por dia!

 

Vivemos em um mundo cada vez mais veloz. A sensação que temos a cada ano, é que tudo está passando cada vez mais rápido. E essa sensação está criando um grande caos gerando mais cansaço e quando não podemos lidar com isso nos paralisamos. Em casa não temos tempo para a família, não temos tempo para os filhos, não temos tempo para nos relacionarmos mais. No trabalho, a pressão faz com que os profissionais se digladiem para manter ou galgar posições. Jornadas cada vez mais longas. Levar trabalho para casa, estar conectado o tempo todo, olhar e-mail a cada segundo, não desgrudar do whatsapp, tudo isso não é mais suficiente para dar conta de demandas cada vez maiores. Na vida pessoal, a saúde é sempre posta de lado. Almoços que duram 15 minutos enquanto se atende o celular, o fast food substitui refeições saudáveis e a academia acaba sendo só mais um item na fatura do cartão de crédito. É necessário um empenho constante para continuar competitivo no mercado, daí não existe mais tempo para a tão sonhada qualidade de vida, praticar  esportes ou dedicar um tempo com qualidade junto à família. Os projetos pessoais são substituídos por necessidades mais urgentes. Esse cenário pode parecer extremo, mas é a realidade de muitas pessoas hoje em dia.

 

Em seu livro: Tríade do Tempo”, Christian Barbosa, hoje tido como um grande expert no tema “Administração do Tempo”, cuja metodologia cientificamente comprovada e validada uso na Jornada da Autoconfiança, comenta que: “O estresse é um problema mundial tão sério que os números chegam a ser assustadores. O Quarto Levantamento Europeu sobre as Condições de Trabalho (Forth European Working Conditions Survey – 2007), conduzido pela Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho, sediada em Dublin, mostrou que o estresse ocupacional afeta milhões de trabalhadores da União Europeia, em todos os ramos de atividade. Na pesquisa, 33% dos entrevistados (aproximadamente 1 em cada 3) declararam ter a saúde afetada pelo estresse. Trata-se do quarto problema mais mencionado – ficando atrás somente de dores nas costas, dores musculares e cansaço. A cada ano, conforme esse cálculo, 41 milhões de trabalhadores são afetados pelo estresse ocupacional. Não é difícil imaginar que isso resulta em milhões e milhões de dias de trabalho perdidos.”

 

E ainda mais, as pessoas já aceitam como normal esse ritmo desenfreado!

Assim, muitas práticas que funcionavam no passado e que regulavam a vida de muitas pessoas, não funcionam mais nos dias atuais.

 

Problemas de saúde como gastrite, pressão alta, diabetes e infartos são consequências da vida cotidiana. O estresse é visto como algo tão corriqueiro que muitos o consideram até mesmo necessário e quando você diz que não está estressado, as pessoas perguntam se você perdeu o emprego.

 

Provavelmente e quase na sua totalidade as pessoas que não possuem uma boa organização de tempo também perdem ou deixam de ganhar dinheiro em suas vidas. Chega a ser quase que unanime o pensamento de pagar por aquilo que almejamos ter. Ou usamos dinheiro ou dedicamos mais tempo e economizamos esse dinheiro para outras finalidades. Agora, se você não tem nem tempo, nem dinheiro por não saber administrar melhor seu tempo, também está desperdiçando não só seus recursos e perdendo oportunidades como está permitindo que esse grande entrave limite sua vida.

 

Muitas pessoas esperam o momento certo para mudar de vida, mudar de hábito, mudar de estilo. Às vezes, esperam a vida inteira e esse tempo nunca chega. Outras acham que já perderam esse tempo. Administração do tempo, não se trata de você ficar vigiando as horas do relógio. Passamos a vida preocupados com o tempo que passou e com o tempo que virá e acabamos nos esquecendo de viver no aqui e agora. Há vezes em que o estresse está tão enraizado que isso já parece normal. É a vida. Será mesmo?

 

O tempo parece ser o grande entrave da satisfação e do sucesso da maioria das pessoas. Acontece que quando alguém afirma não ter tempo, essa pessoa também protela muito e acaba vivenciando o segundo entrave.

 

Mas sobre isso a gente conversa no próximo post.

Até lá.

Ariovaldo Ribeiro

Mentor, Psicoterapeuta Prânico e Master Coach.

Anterior Próximo

Você pode gostar também

Seja o primeiro a Comentar

Comente